Lançamento da Plataforma online OpenTech_INOV

Realizou-se no passado dia 11 de outubro, integrado no evento TechDays, o Kick-Off da Plataforma online OpenTech_INOV.

Coordenado pelo CATIM e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), o projeto OpenTech_INOV tem como principal objetivo o desenvolvimento de iniciativas de iteração e de transferência de conhecimento e de tecnologia, baseada em metodologias de inovação aberta e software de simulação numérica Open Source, dirigido especialmente às PME’s do Setor Metalúrgico e Metalomecânico da Região.

A sessão visou a apresentação da Plataforma OpenTech_INOV, suas potencialidades, funcionalidades e especificidades. Esta plataforma apresenta duas valências. Por um lado, compreende um espaço interativo de Inovação Aberta, proporcionando às empresas a sua integração em redes de colaboração com vários e diferenciados agentes (investigadores, empresas, instituições, clientes, fornecedores), tendo a possibilidade de lançar desafios e/ou apresentar soluções, impulsionando-os, numa dinâmica de inovação. Adicionalmente, a plataforma permite o acesso, em regime gratuito, a ferramentas avançadas de modelação, simulação numérica (CAE) e representação em formato digital (CAD).

A Plataforma OpenTech_INOV já se encontra operacional e pode ser acedida através do link https://opentech.catim.pt

Brevemente será disponibilizada informação adicional sobre funcionamento da mesma (Manual de Utilização).

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim