OBSERVTECH, observatório tecnológico

O Projeto:

 

O Projeto Observ.Tech visa intensificar as atividades de vigilância tecnológica e de transferência de conhecimento técnico, tecnológico, científico e normativo, com base em Technology Intelligence.

 

Objetivos Traçados:

- Apoiar as empresas portuguesas do sector metalúrgico e metalomecânico, de uma forma estruturada e em rede, no aumento da competitividade e acesso a mercados de elevado interesse e de relevante intensidade tecnológica, tendo como resultado a introdução, por parte das empresas, de melhorias no seu processo produtivo e nos seus produtos, resultantes do conhecimento providenciado, demonstrado, validado, bem como dos princípios e requisitos normativos (qualidade ambiental, eficiência energética e segurança). Neste contexto, será dada ênfase às ações de observação e vigilância prospetiva a desenvolver pela entidade promotora.

- Realização de ações de sensibilização, divulgação, disseminação e demonstração dirigidas às empresas enquanto beneficiárias indiretas deste projeto, no sentido de transferir o conhecimento técnico, tecnológico, científico e normativo obtido com base em Technology Intelligence.

Notícia 2018_12_04

O CATIM dinamizou, no passado dia 22 de novembro, o Seminário ObservTech – Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação. O evento decorreu na Exponor, em Matosinhos, integrado na Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - EMAF 2018.A abertura e moderação da sessão foi realizada por Vânia Pacheco, do CATIM, e contou com a apresentação de diversos painéis temáticos referentes a variados Projetos no qual o CATIM participa,

No âmbito do Projeto ObservTech, cofinanciado pelo Compete 2020, Cláudia Fernandes (CATIM) realizou uma apresentação sobre “A importância das atividades de Vigilância Tecnológica e Transferência de Conhecimento e Tecnologia na promoção da competitividade das PME nacionais”, salientando o papel do CATIM enquanto centro de interface tecnológico, fomentando a aproximação e comunicação entre o sistema científico e tecnológico e o tecido empresarial. O presente projeto visa o reforço da atividade de vigilância técnica, tecnológica, científica e normativa do CATIM, articulada com a dinamização de iniciativas de interação e transferência de conhecimento e promoção de ações de demonstração de desenvolvimento técnico e tecnológico, procurando, desta forma, responder a necessidades específicas das empresas nacionais do setor, contribuindo, assim, para o aumento da sua competitividade e acesso a novos mercados.Seguiu-se a apresentação “Nanomateriais: um risco ocupacional na manufatura aditiva de metal”, promovida por Marta Sousa (CATIM), temática esta abordada no âmbito da sua tese de doutoramento, e que incidiu sobre a questão do impacto dos nanomateriais, libertados durante os processos de manufatura aditiva de metais, ao nível da segurança e saúde humana, e identificação de métodos de avaliação e controlo do risco associado ao processo de libertação destes materiais.

No âmbito do Projeto Wings+, cofinanciado pelo Programa ERASMUS+, Luís Rocha (CATIM), coordenador do projeto, realizou uma apresentação intitulada “Inovação no modelo de formação: “Geometrical Quality Control and Large Scale Metrology” na indústria aeronáutica”. O Projeto Wings+ visa promover a inovação na formação profissional ao nível do controlo geométrico da qualidade e na metrologia em grande escala para a indústria aeronáutica. Atualmente verifica-se que, cada vez mais, as empresas procuram estas áreas de formação e, frequentemente, em contexto de trabalho, devido à necessidade crescente da digitalização de processos. O uso correto de equipamentos inovadores de medição 3D constitui um fator chave de competitividade para as empresas, sendo imprescindível para produtos/processos de engenharia e controlo de qualidade, em particular, na indústria aeronáutica.

Cofinanciado no âmbito do Programa INTERREG Portugal-Espanha (POCTEP), o Projeto Manufactur4.0 também esteve em destaque no Seminário ObservTech, com as apresentações das tecnologias avançadas alusivas aos demonstradores de produção dirigidos ao setor naval-metalomecânico, realizadas por Maria Jesús Legarreta (GAIN) - Realidade Aumentada em processos, Digitalização sem contacto; Daniel Gesto (AIMEN) - Demonstrador Mecanizado (Soldadura/Rebarbagem), Demonstrador Corte e Soldadura de excerto em tubos;  e Luís Rocha (INESCTEC) – Demonstrador Realidade Aumentada Corte e Montagem, Robotic Machine Tending.

 

A sessão terminou com a apresentação do Projeto TechParts, cofinanciado pelo Norte 2020, tendo como oradores Cláudia Pires do CATIM e Humberto Ferreira da Pragmasoft, empresa líder do consórcio deste projeto que visa o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o planeamento e escalonamento de atividades de manutenção preventiva das ferramentas de desgaste rápido em empresas produtoras de peças técnicas. Em particular, o projeto tem como principal objetivo dar resposta a um setor (metalúrgico e metalomecânico) cada vez mais exigente no que diz respeito às áreas da manutenção preventiva/preditiva.

 

Notícia 2018_11_07

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro o CATIM marcou presença no evento TechDays, realizado em Aveiro. Para além de uma área expositiva, foi incluído um espaço para a realização de um conjunto de workshops.

No âmbito do Projeto ObservTech, foram abordadas as seguintes temáticas: Segurança contra incêndios em edifícios, Ergonomia, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde, Sistemas de Gestão do Ambiente. Houve ainda espaço para a apresentação e debate do tema ‘A tecnologia e o futuro do emprego: o impacto da automatização’.

 

Notícia 2018_11_07

Ciclo de Sessões Técnicas – Projeto ObservTech |CATIM

O CATIM organizou nos passados dias 17, 23, 25 de outubro e 6 de novembro, um ciclo de Sessões Técnicas, realizadas no âmbito do Projeto ObservTech, tendo como objetivo abordar temas pertinentes da atualidade, associados a questões legais e normativas, procurando incentivar e apoiar as empresas a posicionarem-se atempadamente para fazer face às exigências atuais do mercado.

Nestas sessões foram discutidos assuntos variados, relacionados com as seguintes temáticas: Sistemas de Gestão da Qualidade, novos referenciais e riscos associados; novas tendências e novos desafios associados à avaliação da conformidade; tendências e normalização técnica a desenvolver ao nível da temática da Segurança de Máquinas; os desafios para a indústria provenientes do novo paradigma da Economia Circular.

Estas sessões contaram com a partilha de conhecimento e experiências por parte de elementos do CATIM e de oradores convidados, representantes de empresas industriais e de entidades do Sistema Científico e Tecnológico.

Debateram-se alguns dos principais desafios que se colocam atualmente à indústria, focando-se principalmente, as oportunidades que daí podem resultar.

 

Notícia 2018_10_15

Enquanto Centro de Interface Tecnológico, o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) assume um papel de relevo ao nível da articulação dos seus serviços com estratégicas de natureza coletiva, visando a transferência de conhecimento técnico, tecnológico, científico e normativo.

O Projeto ObservTech surge neste âmbito, tendo como objetivo intensificar as atividades de vigilância tecnológica, compreendendo a realização de um conjunto de ações de sensibilização, divulgação, disseminação e demonstração dirigidas às empresas.

Neste contexto, o CATIM irá dinamizar, durante o corrente mês de outubro, um conjunto de Sessões Técnicas tendo como objetivo abordar temas da atualidade e pertinência reconhecida, associadas a questões normativas, permitindo às empresas um posicionamento atempado face às exigências do mercado.

Na esperança de podermos contar com a sua presença, aguardamos pela sua confirmação, enviando um email para joana.magalhaes@catim.pt.

OUR Mission

CATIM, Portuguese Technological center for the metal working industry is a non-profit private institution of public utility, that resulted from the association of interests, industries, and associations with public companies.

It was established under the Decree-Law No. 249/86 of 25th August, with the changes that were introduced by Decree 312/95 of 29th November and registered as a Public Utility Institution, as published in the Official Gazette No. 15, II series of 87/01/19, at the Commercial Registry of Oporto, Registration No. 2, under the tax number 501 630 473.

 

Its mission is to contribute to innovation and competitiveness of national metal industries and similar or complementary sectors.

 

 

Services at Catim

Technological Center for the Metal Working Industry

Catim