Operacionalização do Regulamento REACH no setor industrial – estou a cumprir?

Operacionalização do Regulamento REACH no setor industrial – estou a cumprir?

 A questão “Estou a cumprir?” ainda se coloca em muitas empresas do setor industrial, apesar de já ter decorrido mais de uma 1 década desde a entrada em vigor do Regulamento (CE) n.º 1907/2006, de 18 de dezembro, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (REACH).

 De facto, a operacionalização do Regulamento REACH é uma tarefa complexa e dinâmica nas organizações, que exige trabalho em equipa com um conjunto de agentes situados na cadeia de abastecimento de cada substância utilizada na empresa. Por outro lado, o dinamismo em torno desta temática impõe um constante acompanhamento desta matéria.

 O dia 31 de maio de 2018 constituiu uma data importante para os agentes da cadeia de abastecimento de substâncias químicas, pois terminou o prazo para registo das substâncias de integração progressiva, ou seja, salvo algumas isenções, a partir do dia 1 de junho de 2018 estas substâncias fabricadas na UE ou importadas, em quantidades iguais ou superiores a uma tonelada por ano, por fabricante ou por importador, apenas podem ser colocadas no mercado se tiverem sido alvo de registo REACH. O utilizador a jusante tem de se certificar que a substância que está a utilizar foi registada no prazo legal, sob pena de estar em incumprimento legal.

 O CATIM, tem vindo a colaborar com as empresas na verificação/adequação da sua situação face às exigências do REACH que lhe são aplicáveis.

Caso pretenda receber o nosso apoio, contacte-nos!

Ambiente e Segurança

centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica

Rua dos Plátanos, n.º 197 - 4100-414 Porto – Portugal

Porto | Tel. (+351) 226 159 000 | Fax. (+351) 226 159 035 | Tlm. 962190149

 

No BlogCatim

OUR Mission

CATIM, Portuguese Technological center for the metal working industry is a non-profit private institution of public utility, that resulted from the association of interests, industries, and associations with public companies.

It was established under the Decree-Law No. 249/86 of 25th August, with the changes that were introduced by Decree 312/95 of 29th November and registered as a Public Utility Institution, as published in the Official Gazette No. 15, II series of 87/01/19, at the Commercial Registry of Oporto, Registration No. 2, under the tax number 501 630 473.

 

Its mission is to contribute to innovation and competitiveness of national metal industries and similar or complementary sectors.

 

 

Services at Catim

Technological Center for the Metal Working Industry

Catim

Newsletter Formação Catim

Saiba tudo sobre as próximas formações!

Registe-se aqui.