Opentech.INOV, high performance computing

O Projeto:

O Projeto OpenTech_INOV visa reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial associado a determinadas ferramentas de engenharia disponíveis em open-source (Software de Computer Assisted Design (CAD) e Computer Aided Engineering (CAE) ) em ambientes de High Performance Computing (HPC), bem como associado ao conceito de Open Innovation, no intuito de estimular a introdução de melhorias nos processos de negócio, o desenvolvimento de novos produtos, melhoramento dos já existentes e adoção de novos procedimentos de I&D+i, contribuindo desta forma para uma convergência das empresas nacionais à digitalização da Indústria e o alinhamento com a iniciativa Industria 4.0.

 

Objetivos Traçados:

(i) Promover e facilitar o acesso das empresas a ferramentas avançadas de modelação, simulação numérica e representação em formato digital (CAD e CAE) em ambiente HPC. A introdução destas tecnologias permitirá obter ganhos ao nível da redução do tempo, do esforço e dos custos necessários para lançar novos produtos no mercado, ao mesmo tempo que se melhoram as capacidades em I&D+i.

(ii) Difundir e promover o conceito Open Innovation, como uma estratégia de inovação que se baseia na criação de uma rede de partilha de conhecimento, impulsionando as empresas numa dinâmica de inovação no sentido de melhorar a eficiência e o desenvolvimento de novos produtos, ultrapassar obstáculos técnicos e tecnológicos e desta forma estimular a sua competitividade.

 

NORTE 2020 WEBDESIGN BY LESTEDESIGN.NET

 

Notícia 2018_11_07

Realizou-se no passado dia 11 de outubro, integrado no evento TechDays, o Kick-Off da Plataforma online OpenTech_INOV.

Coordenado pelo CATIM e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), o projeto OpenTech_INOV tem como principal objetivo o desenvolvimento de iniciativas de iteração e de transferência de conhecimento e de tecnologia, baseada em metodologias de inovação aberta e software de simulação numérica Open Source, dirigido especialmente às PME’s do Setor Metalúrgico e Metalomecânico da Região.

A sessão visou a apresentação da Plataforma OpenTech_INOV, suas potencialidades, funcionalidades e especificidades. Esta plataforma apresenta duas valências. Por um lado, compreende um espaço interativo de Inovação Aberta, proporcionando às empresas a sua integração em redes de colaboração com vários e diferenciados agentes (investigadores, empresas, instituições, clientes, fornecedores), tendo a possibilidade de lançar desafios e/ou apresentar soluções, impulsionando-os, numa dinâmica de inovação. Adicionalmente, a plataforma permite o acesso, em regime gratuito, a ferramentas avançadas de modelação, simulação numérica (CAE) e representação em formato digital (CAD).

A Plataforma OpenTech_INOV já se encontra operacional e pode ser acedida através do link https://opentech.catim.pt

Brevemente será disponibilizada informação adicional sobre funcionamento da mesma (Manual de Utilização).

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim